top of page

Rodapé Branco Suja Muito? Saiba Tudo Sobre Isso!


O rodapé branco suja muito?

Essa é uma dúvida comum na hora de fazer uma escolha para reformar sua casa ou empresa. O rodapé branco costuma ser uma escolha frequente em projetos arquitetônicos, uma vez que ajuda a valorizar o espaço e traz mais sofisticação e ar de conforto ao ambiente.


A menos que você já tenha feito grandes reformas, é provável que você nunca tenha pensado muito na escolha de rodapés. Os rodapés são detalhes de design muitas vezes esquecidos, mas que desempenham um papel importante na proteção de paredes e no polimento dos quartos.


Continue lendo para obter dicas e saber se o rodapé branco suja muito e o que você pode fazer para limpar de forma adequada e manter a aparência sempre bonita desse acabamento.


O que são rodapés?


Os rodapés são instalados, muitas vezes, única e exclusivamente por razões estéticas. Isso porque os rodapés escondem a junta onde as paredes se encontram com o chão, dando um acabamento estético melhor e mais harmônico.


Se essa junção ficasse exposta poderia ser desagradável visualmente, mas os rodapés também desempenham uma função muito necessária para proteger as paredes de gesso.


Os rodapés devem harmonizar com outros acabamentos?


Em geral, o design deve estar associado à outra guarnição da sala. Todos os acabamentos devem fazer parte da mesma família, com detalhes e proporções semelhantes. Portanto, é indicado ter bom senso na escolha, pois uma sala de texto baixo, por exemplo, não combinará com um rodapé de 50 cm.


O décor do rodapé geralmente é muito mais simples e menos decorado do que o do teto. Lembre-se que, indiferente da cor do rodapé, seja ele branco ou colorido, o pó irá acumular mais naqueles com mais detalhes. Um rodapé com moldagem lisa e mais simples facilita a manutenção e limpeza. E como os rodapés são adjacentes ao piso, é necessário garantir que os dois materiais funcionem juntos em termos de cor e textura.


Como encaixar rodapés em paredes instáveis?


As paredes e pisos de edifícios mais antigos geralmente são irregulares devido à instalação ao longo dos anos. Se você estiver instalando novos rodapés em paredes instáveis, é melhor usar molduras feitas de um material composto como o poliestireno, que é mais flexível do que a madeira.


Qual a melhor cor para rodapés?


A escolha muita particular e deve estar em sintonia com o projeto de reforma da sua casa, ornando com o estilo e design projetado para os ambientes.O método clássico é usar o branco no teto e nos acabamentos (rodapés, janelas e portas) e pintar a parede com uma cor mais destacada ou adicionar um papel de parede que traga mais vida ao ambiente.


Uma outra ideia é colocar os acabamentos da mesma cor que a parede. Essa escolha é indicada se os cômodos tiverem muitos ornamentos e detalhes decorativos que já roubam toda a atenção. Nessa caso, o ideal é manter a simplicidade dos acabamentos para que não fique muito pesado.


Rodapé branco suja muito?


A pergunta que boa parte das pessoas fazem na hora de escolher rodapés é se o rodapé branco suja muito. De fato, a cor branca costuma chamar mais atenção quanto ao acúmulo de pó, do que rodapés de tons mais escuros, mas isso não significa que ele suja mais, apenas que ele pode ficar mais evidente.


Na verdade, a cor não interfere nisso e sim a escolha do material do rodapé que deve ser de qualidade. A limpeza semanal ou quinzenal é indicada para qualquer cor de rodapé para que mantenha um aspecto mais clean do ambiente.


Como limpar rodapé branco?


Quando foi a última vez que você limpou seus rodapés? Se você tem rodapés brancos, sabe que eles tendem a evidenciar mais a poeira e sujeira. A frequência da limpeza e o material do rodapé influencia no tipo de limpeza. O indicado é passar aspirador uma vez por semana no piso e nos cantos do rodapé para evitar o acúmulo de poeira, principalmente se você fica em uma região que têm bastante reformas e construções, ou vive em apartamento em andares alto com muita circulação de vento.


Nesses casos, a poeira costuma acumular com muita facilidade ao deixar janelas e sacadas abertas. Basta passar o aspirador na borda superior, que é o local que mais acumula poeira. Caso não tenha aspirador, pode usar uma vassoura de com cerdas limpas.


Se seus rodapés estiverem muito sujos e encardidos ou se houver sujeira em dobras difíceis de tirar, use uma escova seca para entrar nesses pontos difíceis.


Além do aspirador, você pode passar um pano úmido para correta higienização. Se o rodapé for de poliestireno você pode usar detergente neutro com pano úmido uma vez por mês para manter a beleza do rodapé, principalmente se for branco.


Em caso de manchas o mais indicado é usar uma esponja úmida com sabão de coco para esfregar e depois retirar o sabão com pano umedecido. Cuidado na escolha dos materiais para esfregar para não riscar os rodapés, evite escovas de cerdas duras e também produtos abrasivos que podem danificar os rodapés.


Tipos de rodapé


Existem vários tipos de materiais de rodapés de diferentes qualidades e conceitos.


Confira os principais abaixo:


Poliestireno

O rodapé de poliestireno é um material considerado sustentável e ecologicamente correto, uma vez que é feito a partir da reciclagem de outros materiais como isopor. Oferece um acabamento rígido, durável e resistente. Essa escolha é indicada para quem busca promover mais consciência ambiental ou pessoas que querem fugir da madeira, que pode atrair cupins. Esse material é resistente à água e pode ser colocado em áreas úmidas sem ter risco de mofar. Pode ser encontrado em placas prontas para instalação. O mais indicado é contratar um profissional para correta colocação, para garantir um encaixe perfeito às paredes.


MDF


Os rodapés em MDF são muito conhecidos e adquiridos, mas são famosos por sua baixa durabilidade e resistência, uma vez que é uma placa derivada da madeira. Sua instalação costuma ser simples e é um material maleável, o que facilita a aplicação, entretanto não é indicado para instalação em áreas úmidas ou molhadas, pois pode absorver a água e deteriorar.

Caso o MDF seja de baixa qualidade, provavelmente ele não é tratado, o que pode atrair cupins assim como a madeira maciça. Apesar do seu custo mais baixo, esse tipo de material não é o mais indicado caso você queira um rodapé que dure por muitos anos.


EVA


Você provavelmente nem sabia que existe rodapé em EVA, mas esse é um material encontrado em muitas lojas de materiais de construção. Esse material com textura de borracha é mais resistente do que aquele comercializado em papelarias, mas de qualquer maneira não é tão resistente quanto as outras opções mencionadas acima.


Comparada às outras, é muito mais maleável, sendo ideal para paredes curvas. Sua instalação é super simples e algumas marcas até oferecem opção auto colante, sendo indispensável a contratação de mão de obra especializada. Apesar de poder ser utilizado em áreas úmidas, esse material está sujeito à danificação a partir do desgaste abrasivo.


Os rodapés da Elear podem ser excelentes escolhas para usar em diferentes espaços. São produtos ecológicos fabricados com a mais rigorosa qualidade visando oferecer mais durabilidade, facilidade e conforto na sua casa.

 

Esperamos ter ajudado com essas informações, acompanhe a gente nas redes sociais!

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o Piso Vinílico entre em contato conosco e conheça esse produto em nossos Showroons: AV. Cesário de Melo, 4654, Campo Grande / RJ Av. Sapopemba, 1408 - Alto da Mooca, São Paulo / SP - Contatos: (21) 3435 - 4735 | WhatsApp: (21) 96484 - 4344 . Instagram: @eleardistribuidora

173 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page