Como Escolher Porcelanato: A Importância da Paginação
Você sabe como escolher porcelanato de forma correta?
Hoje estou aqui para falar sobre pisos mais especificamente sobre porcelanatos e vou ensinar vocês basicamente a como diferenciar alguns porcelanatos, algumas dicas,como por exemplo
Como escolher o Porcelanato Certo
Quais as Características de um Porcelanato
Qual a diferença de um porcelanato técnico pro esmaltado
Como montar uma paginação de piso
Diferenças entre o Porcelanato normal e o Retificado
Portanto esses serão os tópicos abordados nesse artigo, e você vai saber como escolher porcelanato como os designers escolhem!
Como Escolher Porcelanato: A Importância da Paginação
Então vamos começar falando sobre paginação. A paginação nada mais é do que aquele desenho que fica no piso porém é uma coisa extremamente importante.
Errar na paginação quer dizer por exemplo, acabar com acabamento do seu banheiro ou da sua cozinha portanto preste atenção nesses detalhes.
Uma outra coisa é que a paginação vai influenciar diretamente na quantidade de material que você vai comprar. quando definimos a paginação basicamente é preciso se atentar a algumas características.
Pra isso vamos imaginar um ambiente de 1 metro e 10 por 1,70, como um banheiro pequeno. Quando a gente vai comprar um piso normalmente se faz uma continha básica de cumprimento e largura para definir a partir daí quantos metros quadrados é preciso de piso.
1,70m² X 1,10 = 1,87m²
Normalmente eu acrescento uns 10 a 15% que é pra ter uma margem caso aconteça algum imprevisto ou os recortes afetem muito a peça.
1,87m² + 10% = 2,057m²
A questão é que há um problema muito grave nesse tipo de compra nem sempre 10 ou 15% vão ser o suficiente. muitas vezes você vai ter que comprar peças a mais, e o percentual não vai casar na hora de montar desenho.
Um exemplo bacana nesse espaço que acabei de dizer é de quando se usa peças de 80 X 80.
Você pode comprar apenas uma caixa. Com apenas uma caixa pode-se revestir todo o ambiente, porém é essa paginação feia que vocês estão vendo.

E tem 80% de chance de isso dar problema.
As peças podem ser cortadas em demasia, podem ocorrer problemas de assentamento, o que pode te levar a comprar uma segunda caixa.
Sem contar a questão do lote do piso, que ao comprar um novo pode ser diferente do primeiro, e você acaba com cores diferentes
Então o ideal seria comprar duas caixas de piso 80 x 80 que normalmente são os mais caros o que te faria gastar mais.
Em ambientes pequenos o ideal é utilizar pisos menores então nesse mesmo ambiente se utilizar o piso 60 X 60 Sera preciso apenas uma caixa e vai dar perfeitamente, quase não terá recorte.

Porcelanato Técnico e Esmaltado
Você já ouviu falar sobre porcelanato técnico ou o famoso porcelanato esmaltado? Porcelanato pode esmaltar? é uma dúvida muito recorrente. Normalmente quando você escuta porcelanato técnico você já pensa numa mega marca e coisas assim.
Porcelanato técnico é o começo dos porcelanatos é quando eu tenho a massa do porcelanato que é o seu núcleo com a mesma cor até a sua superfície e o porcelanato esmaltado ele recebe uma camada de esmalte.

você consegue reconhecer muita facilidade pois a lateral dele tem uma cor diferente do topo. E isso se sobressai mais ainda nos porcelanatos que imitam madeira, porque eles aplicam aquela película de esmalte por cima para formar essa a ideia de madeira que a gente vê.
Isso possibilita inúmeras variedades de desenhos, formas assim porcelanatos de tudo quanto é jeito o que no caso o porcelanato técnico não tem.
Uma outra coisa que o porcelanato técnico ele é mais exclusivo, ele é mais ideal para ambientes comerciais mas ele pode sim ser utilizado no ambiente residencial sem problema nenhum.
Já o contrário não é tão verdade assim, você não deveria usar o porcelanato esmaltado em ambientes comerciais ou de alto tráfego, pois embora seja resistente você possa utilizar utilize com consciência.
Porcelanato Retificado
Existe muita gente apaixonada pelo retificado pois o retificado, basicamente permite ter uma junta menor ou seja aquela emendinha onde entra o rejunte que dá um trabalho danado, acaba deixando aquela sensação de que o ambiente é maior,Você não tem divisões
O efeito do acabamento retificado pode automaticamente corrigir pequenas variações de dimensão que o piso possa ter, logo você possui uma homogeneidade no assentamento.
Qual o melhor porcelanato para uso interno e externo
Para uso interno, fora de lugares onde terá acesso fácil a água o porcelanato polido é uma boa opção. O esmaltado também é uma boa pedida.
Para áreas externas o porcelanato estruturado, natural, e por possuírem superfícies mais abrasivas.
O porcelanato técnico é o mais indicado para áreas com muito trafego. Nesse post você pode obter mais informações a respeito.
Espero que esse post tenha ajudado de alguma forma na sua busca de como escolher porcelanato para a sua casa!
Abraços